1ª Conferência Internacional ‘Music for and by Children: Perspectives from Children, Composers, Performers and Educators’

Chamada para trabalhos: Musichildren’17 

1ª Conferência Internacional: “Music for and by Children: Perspectives from Children, Composers, Performers and Educators”, 19 e 21 de Outubro de 2017 | Universidade de Aveiro, Portugal

A Universidade de Aveiro, o Instituto Politécnico do Porto e o INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança) realizam, entre 19 e 21 de Outubro de 2017, a 1ª Conferência Internacional: “Music for and by Children: Perspectives from Children Composers, Performers and Educators”, em Aveiro, Portugal. Os oradores convidados serão Jackie Wiggins (Oakland University) e Dai Fujikura (Royal College of Music).

O objetivo principal da conferência musichildren’17 é explorar diferentes aspectos da música para crianças e da música criada por crianças. musichildren’17 pretende estimular discussão, desenvolver ideias e disseminar investigação no campo da Composição Musical, Performance e Educação em Música. Este evento de três dias contará com comunicações, performances, workshops e discussões provenientes de todo o mundo.

Principais temáticas da conferência

1. Crianças/jovens enquanto performers e público: Um fórum que explora e apresenta investigação sobre processos que resultem na música interpretada por crianças, e nos processos envolvidos na performance para crianças.

2. Compor para crianças/jovens: Um fórum que tem como objetivo explorar e apresentar investigação e reflexão sobre fatores que contribuem para ampliar o repertório para crianças e audiências jovens.

3. A música das crianças/jovens: Um fórum que tem como objetivo dar a conhecer e desenvolver conhecimento sobre a criatividade das crianças/jovens, sobretudo de que forma é que elas criam a sua própria música, sozinhas ou em grupos, em contextos formais, não-formais ou informais.A organização do simpósio convida à submissão de comunicações em português ou, preferencialmente, em inglês, encorajando particularmente propostas compatíveis com as temáticas da conferência. As propostas deverão ser enviadas em qualquer um dos seguintes formatos:

         Comunicações (até 20 minutos de duração);

         Painéis: para além do resumo, pedimos que sejam enviados detalhes sobre identificação e afiliação dos oradores, e temas individuais. A duração total do painel, incluindo discussão, não deverá exceder 90 minutos;

         Recitais-conferência: o resumo deverá incluir informação sobre a duração da apresentação, que poderá ser até 35 minutos, e um CV artístico resumido do(s) apresentador(es) e possíveis links;

         Posters;

         Workshops (até 60 minutos): o resumo deverá incluir informação sobre a duração da apresentação e um CV artístico resumido do(s) apresentador(es) e possíveis links;

         Concertos envolvendo crianças/jovens (até 45 minutos): o resumo deverá incluir informação sobre a duração da apresentação e um CV artístico resumido do(s) apresentador(es) e possíveis links.

Por favor note que é encorajada a participação ativa de crianças em todos os formatos de apresentação. As crianças deverão estar sempre acompanhadas por um adulto.

Os autores devem submeter um resumo de até 500 palavras pela plataforma Easy Chair. Recomenda-se que as submissões incluam informações sobre o contexto, o enquadramento teórico, metodologia e resultados.

As apresentações em painel consistem num grupo de comunicações integradas relacionadas com o tema do painel. Comunicações submetidas neste formato deverão respeitar o limite de 300 palavras. O responsável pelo painel também necessita submeter uma proposta geral até 200 palavras, incluindo uma descrição geral da sessão que inclui o objetivo, motivação e justificativa para a sessão.

Todos os artigos submetidos irão ser publicados na revista “Music for and by children” na plataforma PROA-UA (revista.ua.pt).

Informações gerais

Informações gerais sobre submissão dos abstracts, inscrição e viagem devem ser encaminhadas para musichildren@ua.pt

Mais informações:

Site: http://musichildren.web.ua.pt

Facebook: https://www.facebook.com/musichildren

Prazos:

Submissão dos resumos deve ser feita até 26 de Março de 2017

Os autores irão ser notificados a partir do dia 02 de Maio de 2017

Prazo para submissão do artigo completo é 10 de Setembro de 2017

A Comissão Organizadora

Sara Carvalho, Clarissa Foletto e Ana Veloso

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo