Estrutura

DIRETORA

Graça Boal-Palheiros é Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, onde leciona em cursos de Licenciatura e Mestrado e coordena o Mestrado em Educação Musical. É doutorada em Psicologia da Música pela University of Surrey Roehampton, Londres, mestre em Educação Musical pela University of London Institute of Education, bacharel em Pedagogia Musical pelo Instituto Lemmens da Universidade de Lovaina, e licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto.

Foi membro da Direção e Comissão Executiva da ISME-International Society for Music Education, presidente da Comissão INA e co-presidente da Comissão de Investigação da ISME (2008-2016). Foi presidente da APEM-Associação Portuguesa de Educação Musical (2006-2012) e diretora da Revista de Educação Musical durante nove anos. Co-fundadora e presidente da Associação Wuytack de Pedagogia Musical, coordena a formação docente e projetos musicais e editoriais desta associação.

Co-fundou o CIPEM (Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, ESE-IPP) e integrou o CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho). Atualmente é diretora e investigadora integrada do CIPEM/ INET-md (Pólo do Politécnico do Porto), no qual coordena o Grupo Educação e Música na Comunidade. Os seus interesses incluem a audição musical de crianças, o canto na adolescência, formação de professores de música e projetos musicais para a inclusão social. Tem servido em Comissões Editoriais das revistas British Journal of Music Education, Eufonía, Frontiers in Psychology, Música, Psicologia e Educação, Opus, Revista de Educação Musical e Revista Internacional de Educación Musical.

É coautora dos Programas de Educação Musical e Música para o 2º e o 3º Ciclos do Ensino Básico (Ministério da Educação, 1991) e autora de um dos primeiros livros de investigação em educação musical publicados em Portugal (APEM, 1993). Tem publicado em vários países e apresentado em conferências nacionais e internacionais. Lecionou em universidades na Bélgica, Brasil, Canadá, Espanha, Japão e Reino Unido.

Ciência Vitae | ORCID

GESTORA DE CIÊNCIA

Adelina Correia (1985) é licenciada em Educação Social (Instituto Politécnico do Porto – Escola Superior de Educação), pós-graduada em Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos (Universidade do Porto – Escola de Negócios) e doutorada em Sociologia com um estudo de caso sobre responsabilidade social das organizações (Universidade do Minho – Instituto de Ciências Sociais).

Enquanto Educadora Social estagiou em diferentes contextos – centro de atividades de tempos livres; centro comunitário; centro novas oportunidades e complemento solidário para idosos. Desempenhou funções como assistente de projetos e serviços (em projetos de democracia participativa e igualdade de género) e como assistente de administração e coordenação da Rede Inducar. Dos seus trabalhos, destaca-se a coordenação do Estudo Social do Centro Histórico do Porto para a Câmara Municipal do Porto.

Tem como interesses académicos a responsabilidade social das organizações e o desenvolvimento sustentável.

É gestora de ciência e tecnologia no Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical – CIPEM/INET-md desde setembro de 2017.

Ciência Vitae | ORCID

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo